Glossário

1, 2, 3, …

3D Secure

Modalidade de serviço para Comerciantes que possuam lojas virtuais e que pretendam a integração da forma de pagamento no seu site, com segurança adicional. É o patamar máximo de segurança no E-commerce, uma vez que esta solução possibilita a autenticação de todos os intervenientes que participam na transação.

 

A

Acquirer

Instituição Financeira que, dispondo da representação de uma ou mais marcas de cartões de pagamento, contrata com os Comerciantes as condições de aceitação desses cartões e lhes assegura o pagamento das transações efetuadas com os mesmos. O Acquirer assume, essencialmente, um papel de intermediário entre os Emissores dos cartões e os Comerciantes que os aceitam como forma de pagamento. É na qualidade de Acquirer que a Caixa Geral de Depósitos disponibiliza a solução netcaixa, sendo que no mercado doméstico concorre diretamente com outros players como a Netpay, a Caixa de Crédito Agrícola e a Redunicre.

 

Autorização

Resposta positiva dada pelo Banco Emissor do cartão (eletrónica ou telefonicamente) no âmbito do processamento de uma transação, e transmitida pela SIBS ao Comerciante.

 

B

Banco de Apoio

Banco depositário das operações efetuadas em Terminal de Pagamento Automático.

 

Banco Emissor

Instituição que emite cartões para transações financeiras em nome de clientes e que é responsável, perante o sistema de pagamento, pelas transações efetuadas por esses cartões.

 

C

Cashback

Acerto/Desconto na Tarifa de Serviço de Cliente (TSC) resultante da utilização de Cartões emitidos pela Caixa, como meio de pagamento de bens ou serviços, em equipamentos TPA e TPA Virtual.

 

Cartão Contrafeito

Cartão fraudulento que resulta de uma cópia do cartão original, que foi roubado ou extraviado e que está a ser utilizado indevidamente.

 

Chip

Componente eletrónico implementado no cartão, geralmente de forma quadrangular, que contém informação encriptada sobre os dados do cartão e dados bancários do seu titular. Substitui a função da banda magnética nas transações eletrónicas, desde que o TPA tenha incorporado leitor de Chip.

 

Comerciante

Entidade comercial em nome individual ou coletivo, aceitante de cartões válidos no Sistema, como meio de pagamento de bens e/ou serviços. Entidade que contrata com o Acquirer a capacidade de aceitar para pagamentos das compras realizadas no seu estabelecimento, cartões da(s) Marca(s) que aquele representa.

 

 

E

E-Commerce

Qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique a transferência de informação através da Internet, habitualmente designado por vendas on-line. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites de retalho destinado a consumidores, passando por comércio de bens e serviços entre organizações.

 

Emissor

Instituição financeira que emite cartões bancários e permite aos seus Clientes utilizá-los para efetuarem transações.

 

EMV

Sigla que designa os três sistemas de Pagamento Internacionais (Europay, MasterCard e Visa) que acordaram um conjunto de normas/regras relativas à emissão de cartões de pagamento, características dos TPA e procedimentos operacionais com o objetivo de aumentar a segurança das operações de pagamento eletrónico.

 

Entidade de Apoio do TPA (EAT)

Entidade que apoia o funcionamento de um terminal no Sistema, podendo ou não ser o proprietário do mesmo.

 

G

Gestão de Disputas

Forma de resolução de litígios sobre operações de compra realizadas com cartões ao abrigo de acordos representados pelo Acquirer, segundo as regras dos sistemas de pagamento internacional.

 

GPRS

Tecnologia de transferência de dados que, utilizando uma rede GSM, permite uma velocidade mais elevada que as tecnologias telefónicas anteriores.

 

GSM

Este tipo de comunicação caracteriza-se por ser indicado para equipamentos móveis, sendo a tecnologia de comunicação mais utilizada.

 

I

Imprinters

O mesmo que Máquinas Manuais.

 

L

Linha Comutada

Linha telefónica analógica em que os custos de comunicação das transações efetuadas pelo TPA são faturados pelo operador de comunicações (Portugal Telecom) à Entidade de Apoio do Terminal. Esta pode faturar as comunicações ao Comerciante conforme acordado contratualmente.

 

Linha Quiosque

Linha telefónica analógica em que os custos de comunicação das transações efetuadas pelo TPA são faturados pelo operador de telecomunicações ao Comerciante, de acordo com o tarifário em vigor.

 

M

Manual do Comerciante

Manual disponibilizado pela Caixa ao Comerciante, onde constam os procedimentos mais importantes no âmbito do serviço netcaixa, e que servem de orientação para utilizar de forma correta o TPA, nomeadamente ao nível da aceitação de cartões, processamento de transações, prevenção e controle de fraude e gestão de reclamações.

 

Máquinas Manuais (Imprinters)

Este equipamento permite efetuar manualmente as transações com recurso aos dados em relevo dos cartões. A definição de critérios para a instalação de Máquinas Manuais é da exclusiva competência da Caixa. A atribuição deste equipamento apenas é permitida para Comerciantes com acordo Multimarca.

 

Marca de Pagamento

Entidade detentora de uma Marca de cartões (por exemplo Visa ou MasterCard) que estabelece regras para a utilização dos mesmos e assegura a interligação entre os intervenientes no sistema de pagamentos.

 

MasterCard

Marca internacional de cartões de que a Caixa Geral de Depósitos, no âmbito do serviço netcaixa, é representante.

 

MB-Only

Modalidade de serviço em que é feita a aceitação exclusiva de cartões de débito nacionais.

 

MO/TO (mail order/telephone order)

Modalidade de equipamento para comerciantes que efetuam vendas à distância sem recurso a uma loja virtual (Ex. Vendas por catálogo, fax, e-mail, telefone).

 

Multibanco

Marca nacional de cartões de débito da qual a Caixa Geral de Depósitos é representante.

 

Multimarca

Modalidade de serviço em que é efetuada a aceitação de cartões de débito e crédito, nacionais e estrangeiros, que possuam a marca nacional MB e as marcas internacionais Visa e Mastercard.

 

N

netcaixa

Solução da Caixa para aceitação de pagamentos eletrónicos nos terminais de pagamento automático (TPA) com cartões das Marcas Multibanco, Visa e MasterCard.

 

P

Pacote Fixo

Contratação conjunta de equipamento TPA Fixo com comunicações GPRS ilimitadas, incluídas na mensalidade.

 

Pacote móvel

Contratação conjunta de equipamento TPA Móvel com comunicações GPRS ilimitadas incluídas na mensalidade.

 

Pick-up card

Ordem de recolha de um cartão emitida eletronicamente através do TPA ou telefonicamente pela SIBS.

 

Presencial

Modalidade de serviço para comerciantes que efetuam vendas presenciais (titular e cartão).

 

POS

Point of Sale, que significa ponto de vendas. Uma nomenclatura alternativa para TPA.

 

Processador

Entidade que efetua o processamento (registo, transporte e arquivo) da transação entre as diversas entidades intervenientes no sistema. A SIBS funciona como Processador do serviço netcaixa assegurando o processamento e a compensação das transações.

 

R

Reclamação

Procedimento através do qual um Emissor pode exigir ao Acquirer a devolução total ou parcial do valor da transação. Este procedimento é utilizado quando uma transação é posta em causa pelo titular do cartão, por uma razão para a qual haja o direito de reclamação.

 

Redes Privadas

Consiste no desenvolvimento de diversas soluções, que potenciam a dinamização do negócio com a introdução de funcionalidades diferenciadoras no TPA, nomeadamente o fracionamento de compras diretamente no ponto de venda.

 

Regime de Aluguer

Modalidade de serviços em que a Caixa disponibiliza, instala e assegura a manutenção do equipamento TPA, bem como as suas evoluções tecnológicas.

 

Regime de Banco de Apoio

Modalidade de serviço em que o equipamento é propriedade do Comerciante. O Comerciante proprietário do TPA é responsável pela contratação da manutenção do equipamento e pela sua evolução tecnológica.

 

S

SIBS

Sociedade Interbancária de Serviços, entidade responsável pela gestão da rede de Pagamento Automático Multibanco em todo o país e processador informático das transações efetuadas no âmbito da rede netcaixa.

 

T

Tarifa de Serviço de Cliente (TSC)

Consiste num valor percentual variável aplicado sobre o valor das transações de compra realizadas em TPA e é diferenciada em função da marca/tipo de cartão. A TSC poderá também assumir a combinação valor variável acrescido a um valor fixo.

 

Taxa de Utilização

A taxa de utilização é uma remuneração do Acquirer ao EAT e que normalmente é uma percentagem sobre o valor de transação. Esta Taxa de utilização será negociada pelo Acquirer com os diversos EAT.

 

TCP/IP

Modalidade de comunicações que opera sobre uma linha fixa (digital ou analógica) que permite maior rapidez nas transações efetuadas e a possibilidade de integrar vários TPA.

 

Titular do Cartão

Consumidor, titular de cartões válidos no Sistema, enquanto utilizador do serviço de Pagamento Automático.

 

TPA

O Terminal de Pagamento Automático ou, em inglês, Point of Sale, é o equipamento que mediante a utilização de um cartão bancário permite a transferência eletrónica de fundos, da conta associada ao cartão que efetua a transação para a conta do Cliente (Comerciante) associada ao equipamento.

 

TPA Fixo

Solução tradicional para os estabelecimentos comerciais em que a mobilidade não é um fator determinante já que o mesmo tem de estar ligado à corrente elétrica e à infraestrutura de comunicações fixas.

 

TPA Móvel

Diferencia-se pela total mobilidade, assente na tecnologia GPRS.

 

TPA Portátil (DECT)

Solução que alia o fator de mobilidade à infraestrutura de comunicações fixas. Terminal sem fios que comunica através da tecnologia DECT com uma base de carregamento de baterias. Mobilidade até um raio de aproximadamente 250 metros (dependendo das barreiras físicas).

 

TPA Virtual

Tipologia de equipamento apenas disponível em regime de aluguer, para pagamentos associados a comércio eletrónico e a compras por catálogo (Compras em que o titular e o seu cartão não se encontram presentes no momento da transação).

 

V

Venda à Distância

Atividade comercial em que os clientes acedem à lista de produtos e serviços num qualquer meio audiovisual e contactam o Comerciante para efetuar a compra utilizando telefone, fax, correio ou e-mail.

 

Venda por Catálogo

Uma nomenclatura mais comum para o termo Venda à Distância.

 

Venda Online

Atividade comercial realizada através de lojas virtuais na Internet que disponibilizam aos seus clientes o serviço de pagamento automático através de cartões bancários com garantia de segurança e facilidade.

 

Venda Presencial

Atividade comercial em que existe interação direta entre o cliente e o comerciante sendo o pagamento feito no ato da entrega ou consumo de um produto ou serviço.

 

VISA

Marca internacional de cartões de que a Caixa Geral de Depósitos, no âmbito do serviço netcaixa, é representante.

1, 2, 3, …

3D Secure

Modalidade de serviço para Comerciantes que possuam lojas virtuais e que pretendam a integração da forma de pagamento no seu site, com segurança adicional. É o patamar máximo de segurança no E-commerce, uma vez que esta solução possibilita a autenticação de todos os intervenientes que participam na transação

A

Acquirer

Instituição Financeira que, dispondo da representação de uma ou mais marcas de cartões de pagamento, contrata com os Comerciantes as condições de aceitação desses cartões e lhes assegura o pagamento das transações efetuadas com os mesmos. O Acquirer assume, essencialmente, um papel de intermediário entre os Emissores dos cartões e os Comerciantes que os aceitam como forma de pagamento. É na qualidade de Acquirer que a Caixa Geral de Depósitos disponibiliza a solução netcaixa, sendo que no mercado doméstico concorre diretamente com outros players como a Netpay, a Caixa de Crédito Agrícola e a Redunicre.

 

Autorização

Resposta positiva dada pelo Banco Emissor do cartão (eletrónica ou telefonicamente) no âmbito do processamento de uma transação, e transmitida pela SIBS ao Comerciante.

 

B

Banco de Apoio

Banco depositário das operações efetuadas em Terminal de Pagamento Automático.

 

Banco Emissor

Instituição que emite cartões para transações financeiras em nome de clientes e que é responsável, perante o sistema de pagamento, pelas transações efetuadas por esses cartões.

 

C

Cashback

Acerto/Desconto na Tarifa de Serviço de Cliente (TSC) resultante da utilização de Cartões emitidos pela Caixa, como meio de pagamento de bens ou serviços, em equipamentos TPA e TPA Virtual.

 

Cartão Contrafeito

Cartão fraudulento que resulta de uma cópia do cartão original, que foi roubado ou extraviado e que está a ser utilizado indevidamente.

 

Chip

Componente eletrónico implementado no cartão, geralmente de forma quadrangular, que contém informação encriptada sobre os dados do cartão e dados bancários do seu titular. Substitui a função da banda magnética nas transações eletrónicas, desde que o TPA tenha incorporado leitor de Chip.

 

Comerciante

Entidade comercial em nome individual ou coletivo, aceitante de cartões válidos no Sistema, como meio de pagamento de bens e/ou serviços. Entidade que contrata com o Acquirer a capacidade de aceitar para pagamentos das compras realizadas no seu estabelecimento, cartões da(s) Marca(s) que aquele representa.

 

E

E-Commerce

Qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique a transferência de informação através da Internet, habitualmente designado por vendas on-line. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites de retalho destinado a consumidores, passando por comércio de bens e serviços entre organizações.

 

Emissor

Instituição financeira que emite cartões bancários e permite aos seus Clientes utilizá-los para efetuarem transações.

 

EMV

Sigla que designa os três sistemas de Pagamento Internacionais (Europay, MasterCard e Visa) que acordaram um conjunto de normas/regras relativas à emissão de cartões de pagamento, características dos TPA e procedimentos operacionais com o objetivo de aumentar a segurança das operações de pagamento eletrónico.

 

Entidade de Apoio do TPA (EAT)

Entidade que apoia o funcionamento de um terminal no Sistema, podendo ou não ser o proprietário do mesmo.

 

G

Gestão de Disputas

Forma de resolução de litígios sobre operações de compra realizadas com cartões ao abrigo de acordos representados pelo Acquirer, segundo as regras dos sistemas de pagamento internacional.

 

GPRS

Tecnologia de transferência de dados que, utilizando uma rede GSM, permite uma velocidade mais elevada que as tecnologias telefónicas anteriores.

 

GSM

Este tipo de comunicação caracteriza-se por ser indicado para equipamentos móveis, sendo a tecnologia de comunicação mais utilizada.

 

I

Imprinters

O mesmo que Máquinas Manuais.

 

L

Linha Comutada

Linha telefónica analógica em que os custos de comunicação das transações efetuadas pelo TPA são faturados pelo operador de comunicações (Portugal Telecom) à Entidade de Apoio do Terminal. Esta pode faturar as comunicações ao Comerciante conforme acordado contratualmente.

 

Linha Quiosque

Linha telefónica analógica em que os custos de comunicação das transações efetuadas pelo TPA são faturados pelo operador de telecomunicações ao Comerciante, de acordo com o tarifário em vigor.

 

M

Manual do Comerciante

Manual disponibilizado pela Caixa ao Comerciante, onde constam os procedimentos mais importantes no âmbito do serviço netcaixa, e que servem de orientação para utilizar de forma correta o TPA, nomeadamente ao nível da aceitação de cartões, processamento de transações, prevenção e controle de fraude e gestão de reclamações.

 

Máquinas Manuais (Imprinters)

Este equipamento permite efetuar manualmente as transações com recurso aos dados em relevo dos cartões. A definição de critérios para a instalação de Máquinas Manuais é da exclusiva competência da Caixa. A atribuição deste equipamento apenas é permitida para Comerciantes com acordo Multimarca.

 

Marca de Pagamento

Entidade detentora de uma Marca de cartões (por exemplo Visa ou MasterCard) que estabelece regras para a utilização dos mesmos e assegura a interligação entre os intervenientes no sistema de pagamentos.

 

MasterCard

Marca internacional de cartões de que a Caixa Geral de Depósitos, no âmbito do serviço netcaixa, é representante.

 

MB-Only

Modalidade de serviço em que é feita a aceitação exclusiva de cartões de débito nacionais.

 

MB SPOT

É um serviço disponibilizado pela SIBS através dos Terminais de Pagamento Automático (TPA) da Rede MB, que permite executar carregamentos de serviços pré-pagos, pagamento de serviços, pagamentos ao Estado e consultas de saldos e movimentos entre outras operações na rede multibanco de TPA.

 

MO/TO (mail order/telephone order)

Modalidade de equipamento para comerciantes que efetuam vendas à distância sem recurso a uma loja virtual (Ex. Vendas por catálogo, fax, e-mail, telefone).

 

Multibanco

Marca nacional de cartões de débito da qual a Caixa Geral de Depósitos é representante.

 

Multimarca

Modalidade de serviço em que é efetuada a aceitação de cartões de débito e crédito, nacionais e estrangeiros, que possuam a marca nacional MB e as marcas internacionais Visa e Mastercard.

 

N

netcaixa

Solução da Caixa para aceitação de pagamentos eletrónicos nos terminais de pagamento automático (TPA) com cartões das Marcas Multibanco Marcas Multibanco, Visa e MasterCard.

 

P

Pacote Fixo

Contratação conjunta de equipamento TPA Fixo com comunicações GPRS ilimitadas, incluídas na mensalidade.

 

Pacote móvel

Contratação conjunta de equipamento TPA Móvel com comunicações GPRS ilimitadas incluídas na mensalidade.

 

Pick-up card

Ordem de recolha de um cartão emitida eletronicamente através do TPA ou telefonicamente pela SIBS.

 

Presencial

Modalidade de serviço para comerciantes que efetuam vendas presenciais (titular e cartão).

 

POS

Point of Sale, que significa ponto de vendas. Uma nomenclatura alternativa para TPA.

 

Processador

Entidade que efetua o processamento (registo, transporte e arquivo) da transação entre as diversas entidades intervenientes no sistema. A SIBS funciona como Processador do serviço netcaixa assegurando o processamento e a compensação das transações.

 

R

Reclamação

Procedimento através do qual um Emissor pode exigir ao Acquirer a devolução total ou parcial do valor da transação. Este procedimento é utilizado quando uma transação é posta em causa pelo titular do cartão, por uma razão para a qual haja o direito de reclamação.

 

Redes Privadas

Consiste no desenvolvimento de diversas soluções, que potenciam a dinamização do negócio com a introdução de funcionalidades diferenciadoras no TPA, nomeadamente o fracionamento de compras diretamente no ponto de venda.

 

Regime de Aluguer

Modalidade de serviços em que a Caixa disponibiliza, instala e assegura a manutenção do equipamento TPA, bem como as suas evoluções tecnológicas.

 

Regime de Banco de Apoio

Modalidade de serviço em que o equipamento é propriedade do Comerciante. O Comerciante proprietário do TPA é responsável pela contratação da manutenção do equipamento e pela sua evolução tecnológica.

 

S

SIBS

Sociedade Interbancária de Serviços, entidade responsável pela gestão da rede de Pagamento Automático Multibanco em todo o país e processador informático das transações efetuadas no âmbito da rede netcaixa.

 

T

Tarifa de Serviço de Cliente (TSC)

Consiste num valor percentual variável aplicado sobre o valor das transações de compra realizadas em TPA e é diferenciada em função da marca/tipo de cartão. A TSC poderá também assumir a combinação valor variável acrescido a um valor fixo.

 

Taxa de Utilização

A taxa de utilização é uma remuneração do Acquirer ao EAT e que normalmente é uma percentagem sobre o valor de transação. Esta Taxa de utilização será negociada pelo Acquirer com os diversos EAT.

 

TCP/IP

Modalidade de comunicações que opera sobre uma linha fixa (digital ou analógica) que permite maior rapidez nas transações efetuadas e a possibilidade de integrar vários TPA.

 

Titular do Cartão

Consumidor, titular de cartões válidos no Sistema, enquanto utilizador do serviço de Pagamento Automático.

 

TPA

O Terminal de Pagamento Automático ou, em inglês, Point of Sale, é o equipamento que mediante a utilização de um cartão bancário permite a transferência eletrónica de fundos, da conta associada ao cartão que efetua a transação para a conta do Cliente (Comerciante) associada ao equipamento.

 

TPA Fixo

Solução tradicional para os estabelecimentos comerciais em que a mobilidade não é um fator determinante já que o mesmo tem de estar ligado à corrente elétrica e à infraestrutura de comunicações fixas.

 

TPA Móvel

Diferencia-se pela total mobilidade, assente na tecnologia GPRS.

 

TPA Portátil (DECT)

Solução que alia o fator de mobilidade à infraestrutura de comunicações fixas. Terminal sem fios que comunica através da tecnologia DECT com uma base de carregamento de baterias. Mobilidade até um raio de aproximadamente 250 metros (dependendo das barreiras físicas).

 

TPA Virtual

Tipologia de equipamento apenas disponível em regime de aluguer, para pagamentos associados a comércio eletrónico e a compras por catálogo (Compras em que o titular e o seu cartão não se encontram presentes no momento da transação).

 

V

Venda à Distância

Atividade comercial em que os clientes acedem à lista de produtos e serviços num qualquer meio audiovisual e contactam o Comerciante para efetuar a compra utilizando telefone, fax, correio ou e-mail.

 

Venda por Catálogo

Uma nomenclatura mais comum para o termo Venda à Distância./p>

 

Venda Online

Atividade comercial realizada através de lojas virtuais na Internet que disponibilizam aos seus clientes o serviço de pagamento automático através de cartões bancários com garantia de segurança e facilidade.

 

Venda Presencial

Atividade comercial em que existe interação direta entre o cliente e o comerciante sendo o pagamento feito no ato da entrega ou consumo de um produto ou serviço.

 

VISA

Marca internacional de cartões de que a Caixa Geral de Depósitos, no âmbito do serviço netcaixa, é representante.

Linha de Apoio netcaixa

(disponível 24 horas/dia, 7 dias/semana)

707 29 70 70

 

Pesquisar

netcaixa

Quem Somos
Serviços netcaixa
Vantagens netcaixa
Preços e Condições
Campanhas
Adesão

TPA Físico

TPA Fixo
TPA Portátil
TPA Móvel
Comunicações
Máquinas Manuais
Vantagens TPA Físico

TPA Virtual

Venda Online 3D Secure
Venda à Distância
Requisitos PCI DSS
Vantagens TPA Virtual