Operações Suportadas

As operações base de um Terminal de Pagamento Automático (TPA) são:

  • Compra
  • Devolução
  • Consulta de Saldo
  • Consulta de Movimentos
  • Pagamento de Serviços
  • Cartão ausente (Reserva de valor)

Existe, em complemento, um conjunto adicional de operações permitidas pelo sistema, cujo pedido de disponibilização deve ser endereçado para análise. Essas operações extra são: Adiantamento, Autorização de Compra, Autorização de Crédito, Cancelamento da Autorização de Crédito.
A operação mais frequente é sem dúvida a realização de Compras mas o TPA proporciona funcionalidades adicionais que podem ser utilizadas caso se pretenda.
Compra: operação pela qual o titular de um cartão de débito ou de crédito pode efetuar o pagamento de bens ou serviços (de acordo com os limites aprovados para esses cartões), e em que a conta à ordem ou conta-crédito associada ao cartão será debitada por contrapartida do crédito a efetuar na conta do Comerciante.
Devolução: operação que possibilita ao titular do cartão receber do Comerciante a importância paga anteriormente, por devolução de bens ou serviços, através do TPA. Nesta operação, a conta do cliente associada ao cartão será creditada, por contrapartida do débito na conta do Comerciante.
Consulta de saldos: operação que permite ao titular do cartão obter, em recibo, o saldo disponível da sua conta cartão (se o cenário de funcionamento for “real-time”) ou o saldo disponível do cartão (se o cenário for “on-line”).
Consulta de movimentos: operação que permite ao titular do cartão obter, em recibo, o valor dos últimos movimentos da conta bancária associada ao cartão.
Pagamento de serviços: operação que permite ao titular do cartão efetuar o pagamento de faturas aceites na rede Multibanco.
Cartão ausente (Reserva de valor) De forma a cumprir certas exigências, específicas de alguns setores de atividade, nomeadamente Hotéis e empresas de Rent-a-Car, é disponibilizada a funcionalidade de Key enter(1) no Terminal de Pagamento Automático (TPA).

(1)Uma operação de Key enter é uma operação eletrónica de compra, autorização de crédito ou anulação de crédito, que se traduz na introdução manual do número do cartão com recurso ao PINPAD do TPA. A transação pode ser presencial, com a validação através de PIN/assinatura do Titular do cartão, ou à distância.

 

Outras funcionalidades

Acesso a um serviço que possibilita a realização de operações normalmente disponíveis apenas em caixa automáticas multibanco: pagamento de serviços e ao Estado, carregamentos de serviços pré-pagos, consulta de saldos e de movimentos, com remuneração ao comerciante de €0.05 por transação.

 

Redes Privadas Caixa

Esta solução possibilita que os seus clientes definam, no momento da compra, a forma como pretendem efetuar o pagamento, isto é, pagar na totalidade ou fracionar as compras de acordo com as modalidades negociadas.

Saiba Mais

 

Linha de Apoio netcaixa

(disponível 24 horas/dia, 7 dias/semana)

707 29 70 70

 

Pesquisar

netcaixa

Quem Somos
Serviços netcaixa
Vantagens netcaixa
Preços e Condições
Campanhas
Adesão

TPA Físico

TPA Fixo
TPA Portátil
TPA Móvel
Comunicações
Máquinas Manuais
Vantagens TPA Físico

TPA Virtual

Venda Online 3D Secure
Venda à Distância
Requisitos PCI DSS
Vantagens TPA Virtual