PCI DSS

O Turismo Português é reconhecido e distinguido internacionalmente pela sua oferta diversificada com Hotéis, Pousadas, Casas de Campo de Turismo Rural, primando sempre pela qualidade de serviço prestado, e pelo cuidado com a segurança dos seus hóspedes, e dos seus dados pessoais e bancários.

A proteção da informação é uma preocupação ao nível dos Terminais de Pagamento Automático (TPA) netcaixa, instrumento essencial para a realização das reservas e pagamentos com cartões bancários, bem como ao nível da forma como são armazenados e tratados os dados pessoais e bancários nos sistemas de reserva de alojamento dos Hotéis.

Assim, solicitamos a sua colaboração na resposta a este questionário que tem como objetivo aferir a operativa de cada unidade hoteleira em conformidade com as normas e regras de segurança determinadas pelas Marcas internacionais Visa e MasterCard.

Questionário para certificação PCI DSS

1. NIPC/NIF *:

2. Quantidade de Estabelecimentos *:

Se a operativa for igual para todos os estabelecimentos, preencha apenas um questionário. Para operativas distintas, preencha tantos questionários quantos os estabelecimentos.

3. Nome do Estabelecimento *:

4. Os TPA propriedade Caixa permitem a leitura de cartões com chip** (se for esse o caso, assinale a opção "Sim").
Se o TPA for da sua propriedade indique se também permite esse tipo de leitura. *

SimNão

5. Nas operações de reserva de alojamento que recebe no seu estabelecimento, indique que informação relativa aos cartões e seus titulares é armazenada *:

(N.º do cartão) Nº completo (16 dígitos)(N.º do cartão) Os 1ºs 6 dígitos e os últimos 4(N.º do cartão) Apenas os últimos 4Nome do titular do cartãoData de validadeCódigo de segurança (3 dígitos no verso do cartão)NIP (Número de Identificação Pessoal)Nenhum dado é armazenado

6. Se guarda dados, indique de que forma é que os mesmos são guardados, por ex. mail, papel, base de dados etc., e durante quanto tempo.

7. No caso das reservas efetuadas, em que não há comparência do hóspede, ou no caso das reservas que não são canceladas atempadamente, indique se efetua cobranças ao abrigo das regras do no-show. (Estas regras podem ser consultadas no Manual do Comerciante netcaixa) *

SimNão

8. Se respondeu “Sim” na questão anterior, assinale os procedimentos que são observados quando efetua a cobrança do no-show:

É efetuada cobrança de uma noite de estadiaOs procedimentos de no-show são do conhecimento do titular do cartão aquando da realização da reservaA cobrança é efetuada no TPA através da introdução manual dos dados do cartão, uma vez que nem o cartão nem o seu titular se encontram presentesA designação “no-show” é inscrita no talão do TPA, na área reservada à assinatura do titular do cartãoA cópia do talão e dos termos e condições da reserva (onde constam as regras a aplicar em caso de no-show) é enviada para a morada do titular do cartão

9. Indique se trabalha com entidades externas que em seu nome aceitam reservas onde solicitam os dados do cartão e do seu titular. *
SimNão

10. Se respondeu “Sim” na pergunta anterior, identifique as entidades (ex. Booking, Expedia etc.)

11. As passwords inicialmente atribuídas aos sistemas e aplicações informáticas que fazem a gestão das reservas de alojamento, por razões de segurança devem ser alteradas. Indique se nos seus sistemas e aplicações utiliza passwords inicialmente atribuídas (password default). *
SimNão

* Campos de preenchimento obrigatório.
**Chip: Componente eletrónico implementado no Cartão, de forma quadrangular, que contém informação encriptada sobre os dados do Cartão e dados bancários do seu Titular. Substitui a função da banda magnética nas transações eletrónicas, desde que o TPA tenha incorporado leitor de Chip.

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(disponível 24 horas/dia, 7 dias/semana)

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